Atividades

O Centro Português 1° de Dezembro mantém diversas atividades que movimentam o Clube durante o ano inteiro. A programação é voltada para os públicos adulto, jovem e infantil. Na área social, destacam-se os Queijos e Vinhos, a Festa do Bacalhau, o Aniversário do Clube e o Jantar dos Esportes. Para o público infantil, os eventos mais esperados são as festas de Natal e de Páscoa. No setor cultural, o Rancho, a Sueca e o Coral mantêm as tradições portuguesas. E nos esportes, o Futsete e a Pesca são as modalidades mais prestigiadas pelos associados.


departamento-cultural

 


Coral

O Coral do Centro Português reúne pessoas de todas as idades em encontros semanais todas as quartas-feiras a partir das 19h. A atividade é aberta ao público.
O grupo de coralistas do Centro Português está sob regência do maestro Sergio Piñeiro. Os participantes ensaiam todas as semanas e realizam apresentações em eventos do Clube. E em algumas ocasiões, apresentam-se em eventos da cidade e de municípios vizinhos.
O Coral do Centro Português foi fundado 1979, sob regência de Maria S. da Silveira. O grupo esteve 13 anos sem atuação e retornou às atividades em 1996. Desde então, é prestigiado por sócios e por pessoas da sociedade que encontram na música momentos de alegria e descontração.
Mais informações e inscrições na secretaria do Clube.

Rancho
O Rancho do Centro Português reúne jovens e adultos que cultuam as tradições por meio da dança e da música. A atividade é aberta ao público.
O Rancho foi criado em janeiro de 1986 a fim de difundir as principais danças folclóricas lusitanas. Cada dança mantém música e figurino tradicionais de cada região de Portugal: Douro Litoral, Nazaré, Ribatejo, Algarve e Minho.
O grupo mantém encontros semanais para ensaio e apresentam-se em diversos eventos.
Mais informações e inscrições na secretaria do Clube.


departamento-esportivo

 


Academia

A academia fica localizada na Sede Social, no centro da Cidade. É equipada com aparelhos modernos e oferece acompanhamento de profissionais capacitados. Oferece musculação e boxe e é aberta ao público.
Horários:
Segunda a sexta-feira
7h às 21h
Mais informações e inscrições na secretaria do Clube.

Futsete
O futebol de sete do Centro Português é uma tradição em Pelotas. O Clube promove dois torneios anuais, dos quais participam cerca de 700 pessoas em cada evento.
A estrutura do futsete envolve cinco quadras de futebol de sete com gramado natural e com iluminação. Todas as quadras recebem manutenção semanal e estão sempre em perfeitas condições de uso. O Futsete conta ainda com uma sede exclusiva onde estão organizados os uniformes dos times, as bolas e os demais materiais.
Os torneios de futsete do Centro Português reúnem mais de 60 times formados unicamente por associados do Clube. Os participantes são divididos pelas seguintes categorias: júnior, novos, master,  veteranos I, veteranos II, veteranos III, caracterizadas como Gaúchão, Libertadores, Liga dos Campeões, Copa América, Mundial de Seleções, Brasileirão A e B.

Pádel
A Sede Campestre do Centro Português mantém duas quadras de pádel cobertas e iluminadas para uso exclusivo dos associados.

Pesca
A pesca esportiva é umas das atividades mais tradicionais do Centro Português. O Clube organiza campeonatos mensais com premiação, em que participam sócios e não-sócios.
O segundo domingo de cada mês é reservado para a prática esportiva de pesca na Sede Aníbal Vidal. Os participantes são divididos em categorias: masculino, feminino, juvenil e maior peixe.
Mais informações e inscrições na secretaria do Clube.

Remo
A Sede Aníbal Vidal dispõe de todos os recursos para a prática de remo esportivo. O Clube oferece curso para iniciantes e treino para esportistas. A atividade é aberta ao público.
Os cursos de remo são indicados para homens, mulheres e crianças a partir dos 11 anos, sem limite máximo de idade. A atividade envolve todos os músculos do corpo e resulta em perda calórica.
As turmas são organizadas para grupo de até três alunos ou individual.
Mais informações com a secretaria do Clube.

Sauna
O Clube dispõe dos dois tipos de sauna: úmida e seca. Ambas são masculinas e podem ser utilizadas também por não-sócios.
Entre os benefícios da sauna estão o alívio de dores na coluna, a hidratação da pele e desobstrução dos poros e o relaxamento físico e emocional.
Horários:
SEG, QUARTA E SEXTA : Das 15:30 às 22:30
SÁBADO: Das 14:00 às 22:30
Mais informações e inscrições na secretaria do Clube.

Sueca
A sueca é o tradicional jogo de cartas português, em que cada partida é disputada por duas duplas. Dezenas de adeptos reúnem-se semanalmente no Clube, a fim de treinar para a competição anual.
O Primeiro Torneio de Sueca do Centro Português ocorreu, em 1973, entre jogadores de Pelotas, de Rio Grande e de Porto Alegre. Esse evento deu origem ao Encontro das Comunidades Portuguesas do Mercosul, que ocorre anualmente em diferentes clubes portugueses.

Tênis
A Sede Campestre do Centro Português é um excelente local para prática de tênis. O clube mantém duas quadras com piso de saibro e iluminação para uso exclusivo dos associados.


departamento-social

 


Eventos Sociais

O Centro Português organiza diversos eventos sociais como jantares, bailes, shows artísticos e musicais. A maioria dos eventos é aberta à sociedade, permitindo que os associados usufruam a programação, também, com amigos que não fazem parte do Clube.